Moda Lolita

Boa Noite crianças, é, sou eu outra vez escrevendo sobre moda japonesa. Hoje falarei um pouco sobre um estilo que ao longo dos anos vem conquistando cada vez mais fãs fora do Japão: A moda Lolita.

Misako Aoki ~ embaixadora kawaii do estilo Lolita.
Misture rendas de algodão porque as de nylon são abminadas, babados, tecidos de algodão porque o cetim é repudiado, flores, laços, pérolas, doces, e outras coisas meigas e você começará a ter uma idéia do que é um visual lolita.

 Bem, brincadeiras a parte, vou falar o um pouco sobre o que é a moda em si. O estilo Lolita surgiu como um resgate a moda dos períodos Vitoriano e Rococó, é uma releitura mais moderna da moda usada nas cortes Européias.

As peças normalmente tem muitos detalhes, e várias delas se sobrepõem para montar um outfitt* lolita.

Do básico, as peças mais comuns para se compor um visual são:

A Blusa, a maioria com botões, babados, rendinhas e gola arredondada.

A Saia, sempre em formato de sino ou de cupcake [mais puff], seu comprimento pode variar entre cerca de 4 dedos acima do joelho ou 4 abaixo. Menos que isso torna-se vulgar e mais que isso já começa a tender ao estilo Madam de que falarei em outro post.

O Jumper, é um tipo de vestido que pode ser usado sem blusa por baixo em dias de calor, mas que recomenda-se usa-lo com camisas que podem ter mangas curtas ou compridas em dias mais frios ou a noite.

O One-piece, do inglês uma peça, é um vestido "completo" normalmente com manguinhas ou uma gola mais trabalhada, é uma peça que você pode tranqüilamente usar sem uma camisa por baixo mesmo em dias mais frios embora ainda se recomende a camisa a noite.

Detalhes essenciais para compor o outfitt:

As meias, sempre acima de fio 40, essa informação você encontra na caixa da meia. Podem variar de acordo com o seu gosto pessoal usando desde a meia 3/4, a 7/8 ou a meia calça completa, meias soquetes não ficam bem em Lolita.

A anágua, é ela que mantém a saia com o formato característico do estilo. Sem a anágua um outfitt lolita perde parte da sua elegância e dependendo das peças utilizadas pode acabar virando um visual natural-kei ou mori-girl.

O bloomer, é um short usado por baixo da anágua, remete ao modelo das antigas calcinhas vitorianas com babados na barra e detalhes com fitas, ele ajuda a manter o volume da roupa e em alguns casos pode ter sua barra aparecendo para compor o visual.

Os acessórios mais comuns são:

Nos cabelos: Headdress, Alicebools, Corságes, Laços, Flores de tecido, Cartolinhas ou acessórios vintage.

Você pode usar bijoux de pérolas, camaféus, peças que lembrem docinhos ou bichinhos, ou ir para um lado mais punk/gótico e usar caverinhas ou crucifixos.

Vale lembrar que Lolita tem vários subgêneros e pode abranger diversas temáticas, mas destes falarei em outros posts.
____________________________________________________________

Só para resaltar: A Moda Lolita nada tem haver com o livro Lolita ou com os filmes nele baseados. Tanto que que a grafia japonesa para as duas palavras é diferente, o livro escreve-se "Rorita" e a Moda é "Roriita com 2 is" a moda, diferentemente do livro, é cercada de recato.

*outfitt é a expressão mais comum para denominar um "traje" lolita.

Postar um comentário

0 Comentários